Facebook Linkedin YouTube

Skytef

12/01/2023

E-commerce em alta, 61% dos brasileiros dizem comprar mais pela internet do que em lojas físicas

 

O e-commerce brasileiro tem o maior crescimento da América Latina e é sempre bom lembrar, ainda, que o setor chega a movimentar US$ 49,2 bilhões em receita. Diante de um cenário, resta saber o que há de novidades e, principalmente, de oportunidades para quem quer se aventurar no e-commerce. Por isso, a Octadesk e a Opinion Box se uniram para lançar o E-commerce Trends 2023, para traçar um retrato do consumidor brasileiro e explorar as tendências do comércio eletrônico no país.

Foram entrevistados 2.064 consumidores online acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais entre outubro e novembro de 2022, para entender seus hábitos, perspectivas e o que faz com que essas pessoas impulsionem o e-commerce no Brasil. Todas as pessoas entrevistadas realizaram pelo menos uma compra online nos últimos seis meses. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais.


Como as pessoas estão comprando?

Considerando os últimos 6 meses, 61% dos entrevistados dizem comprar mais pela internet do que em lojas físicas; 22% compram mais em lojas físicas; 12% compram igualmente nos dois canais de vendas e apenas 6% compram apenas pela internet.

Também chama atenção que a frequência de compra é relativamente alta no e-commerce, já que mais de 40% compram online mais de uma vez por mês. Isso pode ser explicado, entre outros fatores, pelo menor atrito que a compra online naturalmente tem.

O cliente pode ser impactado por marketing enquanto navega pela internet e comprar na hora, sem a necessidade de se deslocar até uma loja e “se preparar mais” para uma compra.

Com que frequência você compra online?


Por que os consumidores compram online?

De acordo com a pesquisa, o motivo mais citado pelo cliente que compra online é o preço (73%). Na percepção dos consumidores, os preços na internet são melhores. Em seguida, a praticidade é o que mais leva às compras online.

A possibilidade de adquirir produtos no conforto da sua casa tem sido importante para 72% das pessoas entrevistadas. No terceiro lugar, os consumidores também avaliam que o e-commerce tem campanhas promocionais que as lojas físicas não oferecem (69%).
 

De forma geral, o que os leva a comprar pela internet?


Passado, presente e futuro do e-commerce

Apesar de a pandemia ter impulsionado o hábito de comprar pela internet, mais de 40% dos consumidores entrevistados já são adeptos do e-commerce há mais de 5 anos. Desse recorte, cerca de 19% já somam mais de uma década como consumidores virtuais.

Quando perguntados, 7 em cada 10 consumidores disseram que a frequência de compras online aumentou no último ano. Segundo a maioria dos consumidores, a frequência de compra deve seguir aumentando no ano seguinte.
 

Quando começaram a comprar no comércio eletrônico


Fatores que influenciam a escolha da loja

Também foram desvendados quais fatores o consumidor do e-commerce leva em consideração ao escolher uma loja ao invés de outra.

A marca conta muito para alguns consumidores, que outros muitos escolhem um site que oferece cashback, mas o que mais pesa na hora da decisão é se a loja oferece frete grátis, para 79% dos entrevistados. Em seguida, são as promoções (70%), prazo de entrega (55%) e cupons de desconto (53%).
 

Compra online por categorias

Sobre as categorias mais vendidas no comércio eletrônico brasileiro nos últimos seis meses, roupas despontam 60%, seguida por eletrônicos (49%), calçados (47%), eletrodomésticos (42%), beleza (41%), alimentos (40%) e medicamentos (35%). Ainda segundo o levantamento, 77% dos entrevistados afirmam comprar online alguns produtos que, até algum tempo atrás, não imaginavam comprar neste formato.

Quando perguntados sobre o meio mais utilizado para fazer compras, o smartphone é o preferido de 73% das pessoas, contra 27% que utilizam computador.
 

Como as pessoas pesquisam para comprar

As redes sociais, nos últimos anos, consolidaram seu papel de grandes aliadas do e-commerce, ao mesmo tempo que se tornaram verdadeiras lojas online. De acordo com o levantamento, 2 em cada 3 consumidores têm o hábito de pesquisar produtos para comprar nas redes sociais. Além disso, 24% também contam que usam as redes não apenas para pesquisar, mas também para realizar as compras em si. Essa prática não é apenas um hábito de alguns consumidores, mas sim um conceito real do universo das vendas online, o chamado social commerce.


Onde as compras geralmente são feitas?


O poder dos influencers digitais

O Instagram, para muitos, é a rede social ideal para falar sobre marketing de influência. Entre todas as plataformas mais populares, foi o Instagram que ajudou a popularizar esse mercado no Brasil. 81% das pessoas que já compraram por influência, o fizeram por causa da rede de fotos e vídeos na rede social. Em seguida, estão YouTube (41%), Facebook (25%) e TikTok (16%).

De acordo com a pesquisa, 49% dizem nunca terem comprado algo indicado por influenciadores, 10% não têm certeza e 41% já compraram produtos indicados. Entre as mulheres, são 47% as que dizem já ter comprado por influência. Entre os mais jovens, de 16 a 29 anos, são 48%.
 

Melhores práticas para atender o cliente do e-commerce

Quando comparada a experiência de compra no e-commerce e nas lojas físicas, existem consumidores que se veem divididos em relação ao atendimento, mas as pessoas seguem preferindo o atendimento humano.

Segundo a pesquisa, 39% das pessoas preferem ser atendidas via chat online, seguida por WhatsApp (28%) e outras redes sociais de lojas (12%). No comércio eletrônico, de forma geral, 88% do público prefere falar com uma pessoa real e 12% escolhem falar com assistente virtual, robô ou chatbot.
 

O medo das fraudes

O estudo revela que boa parte dos consumidores online têm medo de fraudes e evitam comprar de certas lojas por conta desse receio: 64% dos entrevistados sentem que o número de fraudes está aumentando e 71% deles evitam comprar em certas lojas por medo.


Meios de pagamento

Os meios de pagamento têm mudado bastante, com o surgimento de novas e modernas formas de pagar pelos seus produtos. As novas opcões que surgem nesse mercado tem como objetivo agilizar as compras, diminuir tarifas e até aumentar a segurança nas transações.

O maior case de sucesso em meios de pagamento nos últimos anos é o Pix. Oferecer a opção de pagar via QR Code pode agradar os 71% que já utilizaram esse meio, enquanto o pagamento via carteiras digitais pode ser a melhor opção para os 61% que as utilizam.

 

Fonte: E-commerce Brasil

#Skytef #SolucoesTEF #MeiosdePagamento #Ecommerce #EcommerceTrends #ComercioEletronico

Skytef - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Política de Cookies

by HKL

Este site utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de uso, e ao navegar, você aceita essas condições. Saiba mais

Entendi