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Skytef

22/12/2022

Estudo aponta expansão de pagamentos alternativos na América Latina

 

O comércio digital cresce rapidamente em mercados em expansão como América Latina e África. As duas regiões possuem a maior taxa de crescimento anual (CAGR) de compradores digitais do mundo e isso perdurará até 2025. Entre as inovações que contribuem para essa aceleração, estão as inovações em pagamentos como o BNPL (Buy Now Pay Later), pagamentos instantâneos, mas, em especial, as carteiras digitais.

As transferências baseadas em contas, por exemplo, que incluem pagamentos instantâneos populares como o Pix no Brasil e o PSE na Colômbia, quase dobra em volume (CAGR de 86%) a cada ano no comércio digital da América Latina desde 2018.

Espera-se que, até o final de 2022, essas transferências movimentem cerca de US$ 70 bilhões, com destaque para a Colômbia, onde devem corresponder a 30% dos pagamentos no comércio digital do país; para o Brasil (24%), Guatemala (11%), Bolívia e Chile (ambos 10%). Até 2025, esse tipo de pagamento alternativo deverá atingir US$ 121 bilhões em volume na América Latina, com um CAGR de 33%.

Os dados foram apresentados pela fintech global de pagamentos EBANX. O estudo anual Beyond Borders 2022/2023, cobre 15 países da América Latina e, pela primeira vez, alguns dos países africanos em que o comércio digital mais cresce. A pesquisa apresenta dados de múltiplas fontes e fornece insights, incluindo dados internos do EBANX e pesquisas e análises inéditas da Americas Market Intelligence (AMI).

As carteiras digitais são outro exemplo de método alternativo em crescimento na América Latina. Segundo projeções da AMI, até 2025 as e-wallets devem expandir cerca de 20% no comércio digital, chegando a ultrapassar US$ 70 bilhões (até 2025) em pagamentos, o equivalente a 10% de todo o volume movimentado no setor da região.

Argentina e El Salvador despontam como os países onde as carteiras digitais são mais utilizadas, representando 23% dos seus respectivos mercados digitais. Em seguida estão Bolívia (14%), Peru (13%), Uruguai (12%), Brasil (11%) e México (8%). Segundo o Ebanx, a confirmação de pagamento instantânea, programas de recompensa ou cashback e a boa experiência do usuário, fazem com que as carteiras digitais sejam populares entre os consumidores de serviços de streamings e jogos digitais.

Uma análise baseada em dados internos do EBANX, por exemplo, mostra que os gamers latino-americanos recorrem com mais frequência ao uso de meios de pagamentos alternativos versus cartões de crédito para suas compras online, com pagamentos como e-wallets e vouchers superando em frequência o uso de cartões de crédito.

Depois do cartão de crédito (52%), as carteiras digitais são o segundo maior método de pagamento para a compra de produtos digitais na América Latina, que inclui as compras de jogos, com uma participação de 16% em 2021 – cinco pontos percentuais acima da média de 11% do comércio online total da região no mesmo ano. A explicação para essa parcela maior se deve à experiência instantânea e móvel que funciona muito bem para jogos, mas mais do que isso – também é uma questão geracional. Os jovens jogadores – aqueles abaixo de 25 anos – não possuem cartões de crédito, o que acaba empurrando essas gerações para as e-wallets.

Outro ponto avaliado é que o volume de pagamentos feitos para influenciadores, streamers e jogadores na América Latina deve crescer 60% ao ano e atingir US$ 61 bilhões em 2025, de acordo com a AMI. A maioria destes pagamentos, especialmente aqueles feitos para os nano-influenciadores e pelo conteúdo produzido para as plataformas (social media rewards), é de baixo valor, os chamados micropagamentos.

 

Fonte: Mobile Time

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